O Romance de José Antônio Severo com o título de GENERAL OSÓRIO E SEU TEMPO, lançado pela Editora Expressão, celebra os 200 anos de nascimento do marquês do Herval, patrono da arma da cavalaria do Exército Brasileiro, senador e ministro da Guerra de Dom Pedro II. A obra detalha os antecedentes familiares, políticos e econômicos do militar que se envolveu em vários episódios de uma longa guerra, que durou um século, definiu nações e marcou a passagem entre dois mundos. Um, destruído nas batalhas, que estava imobilizado num sistema de monopólios. E o outro, o que vivemos agora, em movimento, inaugurado pelo liberalismo e os movimentos sociais.  Essa luta envolveu sucessivas gerações no território hoje conhecido como Cone Sul atlântico.

A obra se situa no epicentro de um conflito maior, que mudou o jogo político internacional, quando grandes potências apostaram seus destinos nos campos e matos, rios e portos, vilas e capitais da região conflagrada. Na leitura permite um ritmo cadenciado de cada batalha, com suas dificuldades, proezas, desafetos, soluções, impasses. É um levantamento minucioso de tudo o que foi significativo para o personagem e o tempo em que atuou. 

Na apresentação, Bernardo Gradin, presidente da Braskem, patrocinadora da obra, coloca o general Osorio como um dos grandes construtores do Brasil moderno: “Sua trajetória, inserida em seu tempo relembra a construção das nacionalidades nesta parte do subcontinente sul-americano. O resgate dessa vida é uma contribuição do projeto cultural que há anos o Pólo Petroquímico do Rio Grande do Sul, hoje integrado, vem propiciando pela valorização e redescoberta dos valores mais caros aos gaúchos, através dos quais, ao longo destes três séculos, o estado tem participado da formação e do desenvolvimento da nação brasileira”.

O livro teve patrocínio da Braskem e da New Holland, através da Lei Rouanet, e foi lançado durante a 54ª Feira do Livro de Porto Alegre, que aconteceu de 31 de outubro a 16 de novembro de 2008. A cerimônia oficial de lançamento, com sessão de autógrafos, ocorreu no dia 11 de novembro de 2008, no Memorial do Rio Grande do Sul.

Texto: Cláudio Moreira Bento